Resenha: A Mulher Do Oficial Nazista

A Mulher do Oficial Nazista por Edith Hahn Beer - Coautora Susan Dworkin



Sinopse: Edith Hahn era uma mulher austríaca extrovertida e de opinião forte quando a Gestapo aprisionou os judeus em um gueto e, depois, em um campo de trabalhos forçados. Quando Edith retornou à Viena, ela sabia que seria cassada pelos nazistas. Resolve, com a ajuda de uma amiga cristã, criar uma nova identidade. Assim emerge Grete Denner. Foi como Grete que ela conheceu Werner Vetter, um membro do partido nazista que se apaixonou perdidamente por ela. Apesar de seus protestos e de confessar ser judia, Werner a pediu em casamento e manteve sua identidade em segredo. Neste livro, Edith reconta como era viver em constante medo. Ela revela como os oficiais nazistas casualmente questionavam a linhagem de seus pais, como ela recusou analgésicos durante o parto de seus filhos, o momento em que seu marido foi capturado pelos soviéticos, quando foi expulsa de sua casa e teve que se esconder de soldados russos bêbados que estupravam mulheres na rua, dentre tantas outras experiências terríveis de um dos períodos mais avassaladores da História.








O Livro A Mulher Do Oficial Nazista é uma autobiografia da vida de Edith Hahn que aos vinte nove anos entrou para lista de procurados pela Gestapo durante a Segunda Guerra Mundial por ser judia. Apesar de o livro ser uma atoubiografia, me surpreende com a escrita porque se não eu soubesse que era uma história real, eu acreditaria fielmente que era uma ficção, ou seja, livro de Romance em época de Guerra de tão bem escrito que é. Ela colocou os fatos de uma maneira tão “sensível” que você não percebe que está lendo uma autobiografia. Mesmo sendo narrado em primeira pessoa e mesmo nos momentos em que a autora conversar com a gente.

Bom à história dela começa com ela em 1943 já com nome falso trabalhando em hospital de auxiliar de enfermagem, e a partir daí ela volta uns quatro cincos anos atrás e começa a contar como ela chegou até ali.  Edith vem de uma família judia, ela tem pais e irmãos, e estuda direito só que ela não consegue se formar porque a Guerra é declarada e neste momento os judeus já perderam todos os direitos que tinham estudar, trabalhar, e até mesmo comprar comida. Percebendo a situação cada vez mais difícil para os judeus suas irmãs conseguem ir embora da Áustria, mas ela fica com o pai e a mãe. Porém a vida dela muda mais ainda quando ela sua mãe são convocadas para trabalhar em uma fazenda de plantação no norte da Alemanha. Bom lá ela trabalha igual escrava sem direito nenhum, depois ela é mandada para fábrica de papel, que onde depois de um tempo que ela consegue fugir e assumir uma nova identidade. E já com o nome falso e vivendo uma nova vida ela conhece o Werner (que ainda não é um oficial nazista, mas trabalha pros nazistas) que mesmo sabendo de sua verdadeira identidade aceita se casar com ela. 

No livro ainda ela conta tudo que passou: medo, fome, frio doenças e etc. E depois que a Guerra acaba, a gente pensa que a vida dela vai passar longe do sofrimento e do medo mas ela ainda tem mais uma batalha pra vencer quando os Russos assumem alguns cargos na Alemanha, que faz com que ela tenha que mudar de país e começar de novo uma nova vida.

Pessoal à história dela é incrível, e por ser real fica mais impressionante ainda, pode ler sem receio como eu disse acima a gente não percebe que está lendo uma autobiografia. Super Recomendo. Boa Leitura!

Edith Hahn






Postar um comentário

0 Comentários