ENTREVISTA: ANITA SHREVE

Olá! Navegando no meu perfil do Goodreads encontrei um Post de uma Entrevista feita pelo mesmo com a autora Anita Shreve. Na realidade não conheco a autora, cliquei mais porque gostei da capa do novo livro dela que foi lançado em abril que é o  Livro: The Stars Are Fire. Então lendo a sinopse de seus livros descobri que os temas dos livros dela são bem interessantes. E gente fiquei boba de nunca ter ouvido falar dela. Vou deixar abaixo a sinopse de três livros que me interessaram e a entrevista dela sobre o seu novo livro ao Site Goodreads.


A Mulher do Piloto





Sinopse: A mulher de um piloto sabe que precisa estar preparada para batidas à porta no meio da madrugada. Mas, quando Kathryn Lyons recebe a notícia de que o avião pilotado por seu marido explodira perto da costa da Irlanda, ela se confronta com o insondável. Uma revelação alarmante atrás da outra. Logo está no meio de um redemoinho de publicidade, motivado pelos rumores de que seu marido Jack tinha uma outra vida e segredo. Kathryn decide descobrir a qualquer preço quem realmente era o seu companheiro. Sua investigação impulsiona este romance à medida que explora a seguinte questão: é possível conhecer de fato uma pessoa?



Luz Na Neve




Sinopse: Os acontecimentos daquela tarde de Dezembro, na qual, juntamente com o pai, encontrou um bebé abandonado na neve, mudarão para sempre a percepção que essa menina de 11 anos tem sobre o mundo e os adultos que a rodeiam. O pai passou por grandes tormentos para se afastar da sociedade, de modo a ultrapassar uma tragédia insuportável. A agora jovem mulher tem de viver com as consequências das terríveis escolhas que fez. E há um detective cuja inteligência é apenas ultrapassada pelo seu sentido de justiça. Escrito sob o ponto de vista de Nicky, agora com 30 anos, que sempre recorda as vívidas imagens daquela fatídica tarde de Dezembro, Luz na Neve é uma história de amor e coragem, de tragédia e redenção, um romance que nos fala das formas que o coração humano sempre encontra para se poder curar.



Tudo o Que Ele Sempre Quis




Sinopse: Um amor absoluto destruído pelo ciúme. Um romance intenso e violento sobre o poder e os efeitos do desejo, da mentira e da traição. Um casamento junta sempre duas histórias, dois passados. Esta constatação é talvez tardia para o marido de Etna: um homem cuja obsessão com a sua jovem mulher tem início no momento em que se conhecem – e em que ele a ajuda a escapar a um incêndio - e culmina numa união ensombrada por segredos, traição e pelo fogo avassalador de uma paixão não correspondida. Ao académico Nicholas Van Tassel bastou ver Etna Bliss uma única vez para saber que chegara o momento de abandonar a sua condição de solteirão inveterado. Mas a frieza física e emocional com que é brindado é um prenúncio de tragédia: Etna deseja liberdade e independência, Nicholas quer a jovem exclusivamente para si… E quando descobre que, ainda que tivesse conseguido casar com ela, não teria chegado sequer a conquistá-la, vai ser o lado mais sombrio da sua personalidade a decidir o que fazer a seguir. Escrito com a inteligência e a graça que são já habituais na autora, "Tudo o Que Ele Sempre Quis" é uma arrepiante história sobre desejo, ciúme, perda e os perigos que o fogo – o figurativo e o literal – sempre arrasta consigo.



Entrevista Feita Pelo Site Goodreads à autora Anita Shreve




Anita Shreve é a autora best-seller de 18 romances, incluindo O Peso da Água, Fortune's Rocks, e A Mulher do Piloto (Oprah Book Club). Conhecida por sua prosa lírica e parcelas que agarraram o leitor, seus livros tem foco em mulheres que são empurradas para a borda e o que elas fazem em resposta. O novo romance de Shreve, The Stars Are Fire, é posto em movimento por um incêndio que devastou o Maine costeiro em 1947, "o ano em que Maine queimou". Grace Holland, uma jovem mãe grávida de dois filhos, sobrevive passando a noite deitada na praia com seus filhos, coberta com cobertores molhados, com o surf cobrindo as pernas. Na parte da manhã, seu marido, que tinha ido ajudar a combater o fogo, Está longe de ser encontrado.

Goodreads: The Stars Are Fire centra-se num evento histórico - o grande incêndio do Maine de 1947 que destruiu um quarto de milhão de hectares e nove cidades. Quanto tempo você conhece sobre este fogo, e quando você decidiu escrever sobre isso?

Anita Shreve: Eu ouvi sobre o incêndio há uma década, quando peguei um panfleto sobre a cidade de Cape Porpoise, no Maine. Lembro-me destas descrições dolorosas do fogo, e as imagens eram apenas aterrorizantes. E mais tarde eu li um livro chamado The Week That Maine Burned, mas não foi até oito ou nove anos mais tarde que eu pensei em escrever um romance sobre isso. Havia esta imagem que ficou em minha mente, o fato de que mulheres e crianças tiveram que fugir para o mar. Ninguém poderia acreditar que o fogo iria diretamente para o mar, em direção a uma falta total de combustível, mas, claro, os incêndios não têm inteligência, eles apenas fazem o que fazem. Uma vez eu tinha essa ideia sobre uma mulher e duas crianças pequenas ficarem no mar durante a noite para tentar salvar-se, isso é tudo o que eu precisava.

Goodreads: A personagem principal, Grace Holland, perde sua casa e seus pertences no fogo, seu marido desaparece, e ela tem que reconstruir uma vida a partir do zero. Em sua pesquisa foi este um ponto em comum entre os sobreviventes de incêndio?

Anita Shreve : Eu diria que é a média. Era incomum que seu marido não voltasse para ela, mas os sobreviventes praticamente perderam tudo. Muitos deles estavam segurados, mas eles não tinham a papelada para provar isso. Eles não tinham dinheiro, Eles não tinham lugar para ir, eles não tinham roupas. Não tinham onde morar. Havia a terra, mas estava devastadoramente queimada. Muitos deles fugiram, eles foram deslocados. Havia cidades que estavam tão queimadas que ninguém voltou, e a cidade foi varrida do mapa.

Goodreads: Muitos de seus romances são baseados em eventos históricos, como o fogo de Maine, embora alguns ocorram no presente e só se refiram a esses eventos passados. Como você decide se deve colocar um romance no passado ou no presente?

Anita Shreve: Eu gosto de ir e voltar. Para mim, trata-se de criar algo novo, quer mudar a forma do romance ou usar vozes diferentes. Se é no passado, eu gosto de usar o tempo presente. Eu gosto de fazer um "você está lá" tipo de voz.

Goodreads : Neste livro Grace e o leitor não conhecem muito bem a vida interior de seu marido, Gene. Quão bem você tinha que conhecer Gene para escrever para ele?

Anita Shreve : Na medida em que Grace o conhece, eu o conheço. E eu sinto que sei um pouco mais sobre ele porque eu sei seus segredos. Ele tem segredos que o consomem, que o afastam da graça. Seria um grande desafio para um escritor escrever o romance a partir de seu ponto de vista, assim como um exercício em quão bem você conhece o personagem. Você teria que mudar alguma coisa? O que seria diferente? Gene é um personagem complicado.

Goodreads: Muitos de seus romances são sobre os segredos escondidos dentro de um casamento e como nenhuma das partes nunca sabe realmente a história completa do casamento. Por que essa ideia é tão interessante para você?

Anita Shereve : A questão essencial dos meus romances é: se você empurra uma mulher até o limite, como ela se comportará? Se eu tiver um tema, seria isso. Isso não é verdade em todos os romances - eu tinha um romance sobre um piloto da Segunda Guerra Mundial e um romance inteiro do ponto de vista de um homem pomposo - mas, de modo geral, essa pergunta surgirá.

Goodreads: usuário de Goodreads Nkanarek pergunta: Todo livro que eu li de Anita Shreve tem uma conexão com a água. Qual é a importância da água para ela?

Anita Shreve: Bem, eu sou atraída para o mar. Eu vivi por ele por um longo tempo, e eu continuo voltando, é uma pedra de toque. Há algo sobre sentar em uma cadeira e olhar para o mar que é infinitamente fascinante, e eu realmente não posso descrevê-lo. Eu também amo que é a borda do continente, para as mulheres que estão fugindo chegar à borda do continente e, em seguida, não poder ir mais longe. Neste caso era o fogo e que para salvar a si mesmo você tinha que ir para a água.


Goodreads: usuário de Goodreads Karen pergunta: A cabana de New Hampshire que é proeminente em Fortune's Rocks também apareceu em Body Surfing e A Mulher Do Piloto . Será que esta casa tem algum significado, uma vez que parece aparecer em vários livros que ocorrem em diferentes prazos?

Anita Shereve: O primeiro livro que usei foi A Mulher do Piloto. Eu estava andando, e eu vi uma casa que eu pensei que era linda. Estava na água, e tinha um telhado de mansarda e muitas janelas, Que sugeriu muitos quartos. Eu pensei nisso, possivelmente, ser um convento de freiras. Eu usei, e foi divertido descrever, mas eu não tinha uma conexão com ele como tal. Então eu escrevi na Fortune's Rocks porque era exatamente 100 anos antes, e isso me agradou, para mostrar a mesma casa. E então eu comecei a me divertir com ele. Eu nomeei uma pintura da esposa do piloto que aparece em todos os livros. O editor de cópias da Fortune's Rocks deixou uma nota na margem que dizia: "Procurei em todos os lugares e não consigo encontrar este pintor". Claro que eu o havia inventado, o que eu deveria ter contado a ela mais cedo. E então eu deixaria essas pistas para os leitores que tinham lido os outros livros, mas eu estava apenas se divertindo.

Goodreads : Isso me leva a uma pergunta de outra Karen . Ela diz: Eu realmente adoro ler a história continuada de um personagem de um de seus trabalhos anteriores. Como você decide quando revisitar uma pessoa ou um local, a fim de aprofundar mais em que a história particular?

Anita Shreve: Bem, eu só fiz duas vezes, eu acredito. O primeiro que fiz foi O Peso da Água . Eu usei um poeta, um personagem muito importante no livro. E então eu o coloquei de volta em outro livro com uma história (The Last Time They Met ). E no que diz respeito ao Etna, ela aparece em All He Ever Wanted como o tema do pomposo anseio do professor, e então eu saio do ponto em que o livro termina e depois vou contar sua história (Stella Bain). Ele falou, mas ela nunca chegou a contar sua história.

Goodreads: Qual foi o seu livro favorito quando estava crescendo?

Anita Shreve: Eu diria que o livro mais formativo quando eu tinha cerca de seis ou sete anos de idade teria sido aqueles enormes livros de Frank L. Baum , da série The Wizard of Oz . Eles foram tesouros para mim, porque esses eram os livros que apenas me abriram para a compreensão de que esta seria uma das coisas mais intensas em minha vida. E então na escola secundária eu tive uma obsessão com Eugene O'Neill . Eu li cada peça que ele escreveu. Não consigo dizer que veio em primeiro lugar, o frango ou o ovo. Você sabe, meus escritos estão no lado mais sombrio por causa de Eugene O'Neill , ou fui atraída por ele porque eu sou por natureza?

Goodreads: O que você está lendo agora?

Anita Shreve: Depois de Desastres por Viet Dinh, Trânsito por Rachel Cusk , A Associação de Pequenas Bombas por  Karan Mahajan , e The Underground Railroad por Colson Whitehead .

Goodreads: Você insinuou isso mais cedo, mas você pode nos dizer algo sobre o que você está trabalhando agora?

Anita Shreve : Eu não posso. Sou supersticioso sobre isso. Tem sido uma verdade para cada romance que eu escrevi. Escrevi Eden Close em completo sigilo, principalmente porque eu era uma escritora de não ficção, e toda vez que eu dizia que queria escrever um romance, todo mundo “criticava”. Então eu decidi que iria escrever de qualquer maneira. E foi assim que escrevi Eden Close. Então, desde que escrevi Eden Close, essa tem sido a minha teoria.


The Stars Are Fire - Anita Shreve/2017



E aí gostaram da Entrevista? Já conheciam à autora? Eu gostei bastante e pretendo começar a leitura de A Mulher do Piloto em breve.


Obs: Peço desculpa caso algum trecho da entrevista pareça sem coerência, pois alguns termos usados em inglês costumam serem difíceis de traduzir (gírias, termos locais). Tentei deixar o texto o mais compreensível possível sem alterar a fala da autora.

Postar um comentário

0 Comentários