Resenha: Querida Sue

Querida Sue




Sinopse: Março, 1912: A jovem poetisa Elspeth Dunn nunca viu o mundo além de sua casa, localizada na remota ilha de Skye, noroeste da Escócia. Por isso, não é de espantar a sua surpresa quando recebe uma carta de um estudante universitário chamado David Graham, que mora na distante América. O contato do fã dá início a um intercâmbio de cartas onde os dois revelam seus medos, segredos, esperanças e confidências, desencadeando uma amizade que rapidamente se transforma em amor. Porém, a Primeira Guerra Mundial força David a lutar pelo seu país, e Elspeth não pode fazer nada além de torcer pela sobrevivência de seu grande amor. Junho, 1940, começo da Segunda Guerra Mundial: Margaret, filha de Elspeth, está apaixonada por um piloto da Força Aérea Britânica. Sua mãe a alerta sobre os perigos de um amor em tempos de guerra, um conselho que Margaret não quer ouvir. No entanto, uma bomba atinge a casa de Elspeth e acerta em cheio a parede secreta onde estavam as cartas de amor de David. Com sua mãe desaparecida, Margaret tem como única pista do paradeiro de Elspeth uma carta que não foi destruída pelas bombas. Agora, a busca por sua mãe fará com que Margaret conheça segredos de família escondidos há décadas.

Maravilhoso! É este o adjetivo que uso para descrever este livro porque acredito que o que eu escrever depois não fará justiça ao Livro. Escrito totalmente em forma de Cartas Querida Sue conta à história Elspeth uma poetisa, que vê sua vida mudar ao receber uma carta de um fã David Graham. Após se corresponderem durante anos, a amizade e os sentimentos se tornam mais fortes. Apesar da distância o destino consegue fazer com que o casal se conheça e assim começa uma linda história de amor.


As cartas entre Sue (apelido carinhoso que ganhou de David) e David começam no ano de 1912 e vão até 1917 passando pelo período da Primeira Guerra Mundial. Frustrado com sua vida nos Estados Unidos David resolve se alistar na Guerra  (como motorista de ambulância)  e embarca para França, ficando cada vez mais perto de Sue que mora em uma ilha na Escócia. Neste período eles jamais param de se corresponder, o problema é que Sue é casada e seu marido também foi para Guerra, no entanto quando seu marido é dado como morto. Os sentimentos de Sue por David ficam mais intensos e sem empecilhos. E em meio a Guerra eles marcam um encontro e acabam se relacionando. Porém o destino tem outros planos para os dois. E para desespero de Sue David também é dado como morto. É claro que muitas coisas acontecem com os dois durante o período da Primeira Guerra Mundial. Vemos o amor dos dois crescerem, e os conflitos que Sue enfrenta ao se relacionar com David. O casal passa por momentos complicados, tem reviravolta na história e muito mais, claro que não vou contar estes detalhes pois são momentos marcantes do livro.

 

“Quando a véspera se transformar no dia de Natal, exatamente ao soar da meia-noite, vá até o lado de fora e erga o rosto para lua. Sinta o gosto dos flocos de neve na boca e imagine que eles são meus lábios tocando os seus”.

 

O livro todo vai alternando entre a Primeira Guerra Mundial e a Segunda Guerra Mundial, e a autora faz isto com maestria, não tem furo na história. Já em 1940 Sue agora tem uma filha Margaret, que se corresponde com Paul, um futuro pretendente, que por sinal também está a serviço da Guerra, vendo a filha passar pela mesma situação que ela, Sue tenta alertar Margaret, tentando fazer a filha desistir de embarcar num namoro em época de Guerra, pois se apaixonar em tempos como este nunca sai nada de bom.

  

Agora ainda na Segunda Guerra Mundial, durante um dos bombardeios, um cômodo da casa de Sue é destruído revelando as cartas entre e David e Sue. Imediatamente Sue assustada recolhe todas as cartas, mas Margaret consegue pegar uma. Intrigada ela resolve descobri a verdade por trás da carta e por que sua mãe é contra seu namoro com Paul. Já que depois do bombardeio sua mãe fica desnorteada e foge para Londres levando todas as cartas. E assim começa a busca de Margaret pelo passado da mãe. Então a história é belíssima tem uma grande surpresa no final, não vou escrever mais porque não seria nem justo é um livro, em que as emoções devem ser vividas a cada página, sem spoiler.

 

“No que eu estava pensando quando a fotografia foi tirada? Imaginei que você soubesse, Davey. Eu estava pensando em Você. Sue”

 

Gente este foi um dos melhores Livros de Romance que eu li este ano. Quando eu comecei a ler não imaginava que seria todo escrito em forma de cartas, porém fiquei encantada com a forma como a autora escreveu, ficou perfeito! É uma história atemporal, acredito que se daqui a dez anos eu ler este livro de novo vou me emocionar do mesmo jeito. Livro lindo, romântico você vai se apaixonar por Sue e David te garanto! Super recomendo! Boa Leitura!


Capa do Site da Autora




Postar um comentário

0 Comentários