Resenha: Jardim De Inverno

Jardim de Inverno - Kristin Hannah

 

Sinopse: Meredith e Nina Whiston são tão diferentes quanto duas irmãs podem ser. Uma ficou em casa para cuidar dos filhos e da família. A outra seguiu seus sonhos e viajou o mundo para tornar-se uma fotojornalista famosa. No entanto, com a doença de seu amado pai, as irmãs encontram-se novamente, agora ao lado de sua fria mãe, Anya, que, mesmo nesta situação, não consegue oferecer qualquer conforto às filhas. A verdade é que Anya tem um motivo muito forte para ser assim distante: uma comovente história de amor que se estende por mais de 65 anos entre a gelada Leningrado da Segunda Guerra e o não menos frio Alasca. Para cumprir uma promessa ao pai em seu leito de morte, as irmãs Whiston deverão se esforçar e fazer com que a mãe lhes conte esta extraordinária história. Meredith e Nina vão, finalmente, conhecer o passado secreto de sua mãe e descobrir uma verdade tão terrível que abalará o alicerce de sua família... E mudará tudo o que elas pensam que são.

 

Em Jardim de Inverno conhecemos a família Whiston: Anya e seu marido, e suas filhas Meredith e Nina. O livro alterna no começo entre um pouco da infância das irmãs em 1972 e depois passamos para o ano de 2000 com Meredith e Nina já na fase dos quarenta anos e ambas enfrentando problemas pessoais.  Meredith no casamento e Nina com duvidas em relação ao namorado.  Em meio aos dramas vivido pelas irmãs acontece a morte do Patriarca da família e assim passamos a conhecer à Anya e o passado da Família Whiston.

Anya é uma mulher de oitenta anos, porém não é uma velhinha frágil e doente, ela é forte e tem presença. No entanto não demonstra qualquer emoção, carinho ou amor em relação às filhas, mas isto tem um motivo e após a morte do marido passamos a conhecê-los e entender os verdadeiros motivos de Anya ser assim tão fria.  Apesar de sua atitude seca, Anya sempre contava para as filhas histórias de contos de fadas, mas na realidade sem as filhas saberem Anya contava a própria história de sua vida, porém somente parte dela (sendo este o único momento em que as irmãs sentiam alguma emoção por parte da mãe). Com anos mantendo distância das filhas, tudo passa a mudar com a morte do marido que em seu leite de morte pede a Nina que insista para a mãe terminar de contar a história do conto de fadas e que as filhas nunca deixem de cuidar da mãe.

 

Apesar da frieza da mãe as filhas sempre a amaram e nada as impedem de cuidar da mãe após a morte do pai. E mesmo com a atitude fria de Anya, Nina insiste que a mãe conte a história do conto de fadas, mas na versão completa para ela e a irmã, Anya porém resiste um pouco mas acaba sedento. Então a cada noite Anya acaba contando um pouco da história.

 

Como uma estratégia de aprofundar ainda mais no passado da mãe Nina prepara uma viagem ao Alasca para ela a irmã e a mãe. Então durante a história que Anya conta para as filhas somos mergulhados na Segunda Guerra Mundial em Leningrado na Rússia, e gente prepare o coração pois a história é emocionante, tem romance, mas também tem guerra, fome e morte (uma coisa interessante e que aumentou ainda mais meu interesse foi que fiquei conhecendo um pouco mais da cidade de Leningrado e a estátua  do Cavaleiro de Bronze já que estou Lendo o Livro da Trilogia O Cavaleiro de Bronze). A autora foi brilhante ao retratar os horrores da Guerra e a vida de Anya durante este período. Anya passou maus momentos, sofreu tudo de ruim que trás uma Guerra. Ela podia ter se tornado uma pessoa amarga e cruel, e não confunda a sua frieza com amargura a sua frieza é diferente na realidade ela estava apenas se punindo por algo do passado (quando vocês lerem vão entender).

Eu ficava o tempo todo pensando porque a mãe tratava as filhas daquele jeito, e isto faz com que não tenhamos vontade de parar de ler. O final é cheio de surpresas, a autora dirigiu a história tão bem que em momento algum imaginei o desfecho da história.

O que mais me emocionou foi o amor das irmãs pela mãe, mesmo sem ter recebido carinho e sem nem mesmo poder tocar na mãe, elas nunca deixaram de amá-la. E cuidaram da mãe assim de forma espetacular com amor, sem rancor e sem ódio. O Livro é perfeito! Super recomendo! Boa leitura!

Postar um comentário

0 Comentários