Resenha: From Sand And Ash – Amy Harmon

From Sand And Ash – Amy Harmon



Sinopse: Itália, 1943 - A Alemanha ocupa grande parte do país, colocando a população judaica em sério perigo durante a Segunda Guerra Mundial. Quando crianças, Eva Rosselli e Angelo Bianco foram criados como família, mas divididos por circunstâncias e religião. Com o passar dos anos, os dois encontram-se apaixonados. Mas a igreja chama Angelo e, apesar de seus sentimentos profundos por Eva, ele escolhe o sacerdócio. Agora, mais de uma década depois, Angelo é um padre católico e Eva é uma mulher sem lugar para voltar. Com a chegada da Gestapo, Angelo esconde Eva dentro das paredes de um convento, onde Eva descobre que ela é apenas um dos muitos judeus que estão sendo abrigados pela Igreja Católica. Mas Eva não pode se esconder silenciosamente, esperando pela libertação, enquanto Angelo arrisca tudo para mantê-la segura. Com o mundo em guerra e tantos necessitados, Angelo e Eva enfrentam julgamento após julgamento, escolha após escolha agonizante, até que destino e sorte finalmente colidem, deixando-os com a decisão mais difícil de todos.

“A guerra tem uma maneira de nos tirar da perspectiva. A guerra é sobre a vida e a morte, e pinta tudo nas máscaras de agora ou nunca. Fazemos coisas que de outra forma não faríamos porque nunca é tão assustador e agora, tão reconfortante”.

Simplesmente maravilhoso este livro, Amy Harmon escreveu uma história encantadora e apaixonante, você termina de ler o livro e fica aérea, tentando digerir cada palavra. Como uma sensibilidade incrível cada linha de From Sand And Ash vai te deixar flutuando por um bom tempo. E gente do céu! Quero um Ângelo pra mim! Será que a Amazon faz entrega? Rssss...

Tudo é ambientando na Itália - Florença/Roma. Vemos através do diário e dos pensamentos de Eva um pouco da infância dela e de Angelo. No prólogo temos um relance da atual situação deles em 1944, mas depois vai alternando os anos 1929/1939 e algumas lembranças da vida deles na adolescência. Mas nada é chato ou monótono todos os personagens são muito bem construídos. Eva e Angelo foram criados juntos ela é Judia ele é Católico. O pai de Eva assume a responsabilidade de educar Angelo depois que a mãe dele morre e seu pai o manda para a Itália. Criados juntos desde novos os dois crescem na companhia um do outro, e acabam se apaixonando, mas Angelo está ligado a certas palavras do pai. O que acaba o impendido de se relacionar com Eva. O pai de Angelo disse-lhe quando era criança, que ele não seria capaz de sustentar uma família por causa do problema que Angelo tem na perna, então seu pai afirma que o sacerdócio é o melhor caminho para ele. Então nesta perspectiva Angelo segue o caminho que o pai traçou mesmo apaixonado por Eva.  O tempo passa e já adultos Eva e Angelo ainda mantem os mesmo sentimentos um pelo outro.

Apesar de ser padre Angelo não é ingênuo, ele sabe dos sentimentos que tem por Eva, ele até chegou a acreditar que a amava como irmã, mas depois fica claro pra ele que não é bem assim, em determinados momentos ele tenta se manter longe de Eva. Mas quando a Guerra estoura em 1939 e a Alemanha invade a Itália, e os Judeus começam a ser ameaçados, e ele se sente no dever de proteger Eva. Porque além de amá-la ele fez uma promessa a Camillo pai de Eva o homem que o criou.

"Podemos causar dor, mas raramente podemos curá-la".



Com muito esforço ele consegue esconder Eva num convento e assim eles se tornam mais próximos. A vida dos dois não é fácil, Angelo trabalha junto com a Igreja Católica escondendo Judeus dos Nazistas nos conventos da cidade.  E Eva num momento de acaso se vê trabalhando num escritório para um Coronel Nazista, então ela decide repassar as informações que sabe para Angelo e dois tentam salvar o máximo de Judeus que podem antes de serem mortos ou enviados ao campo de concentração. Apesar dos horrores da Guerra, a morte, a fome, e o desespero das pessoas, o romance de Eva e Angelo deixa a história mais leve.



Angelo é um personagem incrível, na história ele realmente se torna Padre. A Autora foi perfeita ao descrever o conflito interno de Angelo ante em abrir mão do sacerdócio por Eva, é difícil descrever os sentimentos dele, porque ele ama Eva de verdade, mas sente um dever com Deus. Já Eva é violinista tem um talento incrível para a música, talvez por isto a personagem seja tão sensível. Mas também é teimosa obstinada e não tem medo de mostrar seus sentimentos. Mas não se engane Eva não força Angelo a escolhê-la. Ela deixa a decisão nas mãos dele. Claro que há momentos que eles questionam os propósitos de Deus, mas eles não perdem a fé mesmo quando tudo parece perdido.


"Ninguém conhece a Natureza de Deus"


O casal é perfeito sem dramas, eles passam por coisas que põem a prova o amor deles e mesmo assim eles só ficam mais fortes. O amor deles é contagiante, amei ler este livro, nem vou ficar acrescentando mais nada, porque tenho medo de escrever demais. Você deve ler cada linha sem saber o que vem pela frente e te garanto você não se decepcionará.


“...Mas eu nunca fui beijada assim....
Sentia como se afogasse, mas não precisava respirar. Como cair, mas nunca bater no chão. Mesmo agora, minhas mãos estão tremendo, e meu coração está tão inchado e gordo que parece que vai explodir, ou eu vou explodir. Eu quero chorar. Eu quero rir. Eu quero enterrar minha cabeça no meu travesseiro e gritar até adormecer, porque talvez quando eu dormir eu possa revivê-lo”.

As duas religiões Católica e Judaica não bateram de frente como pode parecer, vamos dizer assim que a autora colocou as visões dos dois lados, elegantemente, eu como Católica não me senti ofendida em momento algum e ainda tive o prazer de conhecer um pouco do Judaísmo.


"...Ninguém conhece a natureza de Deus... Como Angelo, eu creio que Deus está quieto. Mas Ele não é cego ou imparcial nos assuntos do homem. Eu não conheço Seus Mistérios, e como Eva, não estou convencida de que alguém o faça. Mas eu sou grata por conhecê-lo na medida em que eu posso, sentir Seu Amor e influência em minha vida”. Amy Harmon


História linda e sensível muito bem escrita é o segundo livro que Leio de Amy Harmon e estou cada vez mais encantada, eu já tinha me apaixonado pela escrita da autora em Beleza Perdida, agora então. Já tenho até um próximo na minha lista. Super recomendo este livro. Boa Leitura a todos!

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Menina que livro incrível! já via pra minha listinha de desejos, amo livros assim, fiquei com muita vontade de ler agora!
    www.byanak.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Ana este livro é lindo vc vai ama. A autora tem uma delicadeza incrível pra escrever. Já conhecia seu Blog, que bom te ver aqui!Obrigada pela visita!Abraços!

      Excluir

Obrigada! Volte Sempre!